Importância de realizar a manutenção preventiva da sua lavadora

A máquina de lavar roupa é um dos itens mais importantes para uma família e, muito mais do que lavar, vários modelos agregam a função de centrifuga e também secadora.

Por ser um equipamento de difícil deslocamento, a manutenção é indispensável para que funcione sempre de forma correta e você evite gastar com consertos. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas que podem estender a vida útil de sua máquina de lavar.

Não sobrecarregue a lavadora de roupa

Uma das principais causas de mau funcionamento das máquinas de lavar roupas é exceder o limite de carga indicado pelo fabricante. Às vezes, por falta de tempo, decidimos colocar muitas peças de uma só vez, mas, ao fazer isso, o equipamento sofre com dificuldades para movimentar tanta roupa durante a lavagem. Você pode não perceber, mas as os componentes internos precisam trabalhar acima de sua capacidade, diminuindo, assim, o tempo de vida útil. Além disso, a lavadora não consegue limpar direito as peças e você pode precisar repetir mais um ciclo de lavagem, desgastando ainda mais o equipamento.

Use a medida certa de sabão e amaciante

Nunca utilize mais do que o necessário. Se estiver em dúvida, procure na própria máquina a indicação ou leia o manual de instruções. Além de não deixar suas roupas mais limpas, o excesso desses produtos pode entupir as mangueiras de sua lavadora de roupas.

Procure fazer a limpeza do compartimento de sabão com certa regularidade para remover resíduos de sabão e amaciante. Fazer esta parte da limpeza da máquina de lavar é bem fácil, basta retirar o dispenser da lavadora e lavar em água corrente com ajuda de uma escovinha. Se a sujeira estiver difícil de remover, deixe a peça de molho na água com vinagre.

Limpe o filtro regularmente

Fiapos de roupa e resíduos da lavagem se acumulam no filtro com bastante facilidade. Se a peça ficar totalmente obstruída, isso irá impedir que a água seja limpa durante a lavagem e pode acarretar em manchas nas roupas, além de não limpar as peças.

Para evitar que a sujeira acabe indo parar nas suas roupas, crie o hábito de limpar o filtro e retirar os excessos toda vez que terminar de usar a máquina de lavar.

Cuidados extras com sua lavadora de roupas

             - Após a lavagem deixe a tampa da máquina aberta por alguns minutos para evitar o mofo e odores desagradáveis
             - Feche o zíper de calças e blusas e remova moedas, grampos e qualquer outro tipo de material que possa arranhar o interior da máquina.
             - Para limpar a parte exterior da sua lavadora de roupas, opte por produtos que não sejam abrasivos e que evitem danos ao seu equipamento.

Para finalizar, é aconselhável que esses passos sejam feitos, pelo menos, a cada dois meses. Assim você mantém sua lavadora funcionando e não precisa se preocupar com imprevistos.

Mas, se mesmo assim precisar, pode contar com a Split para te ajudar.


Importância de realizar a manutenção preventiva da sua lavadora