Como realizar a higienização do ar condicionado split

Já realizou a higienização do seu split esse mês? O split proporciona um clima agradável o ano todo ao ambiente. Porém, para que ele tenha um bom desempenho e não prejudique a sua saúde, é importante que seja realizada a higienização de forma correta regularmente.


Quando devo fazer a higienização?


Se o ar condicionado é ligado muitas horas por dia ou em ambientes públicos você deve higienizá-lo quinzenalmente, pois ele suja mais rápido e precisa de uma manutenção periódica constante. Caso contrário, se você usa poucas horas por dia e em ambientes mais fechados como sala ou quarto, é recomendado que realize a higienização do filtro mensalmente.


Dicas valiosas para você mesmo realizar a limpeza do aparelho:


Para que o ar do ambiente não seja poluído você deve retirar a tela do ar condicionado uma vez por mês ou a cada 15 dias para limpar com água corrente. E deve pedir a visita de um técnico pelo menos uma vez por ano para verificar como está o aparelho, se precisa de uma limpeza mais profunda ou apenas higienizá-lo. Além disso, é preciso fazer a desinstalação do equipamento a cada seis meses ou um ano, para limpar o equipamento por completo.


Não esqueça que o ar condicionado do carro também precisa de manutenção. Na revisão na concessionária é realizada a troca do filtro do ar do motor apenas. A limpeza do filtro do ar condicionado tem que ser pedido pelo cliente ou levado em uma assistência técnica especializada em ar condicionado.


Passo a passo da limpeza periódica:


Desligue o aparelho da tomada;

Retire o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco. Caso esteja muito sujo, umedeça o pano com água morna;

Retire o filtro do aparelho com cuidado e lave-o em água corrente fria ou morna;

Utilize sabão neutro e bucha para completar a lavagem;

Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio.


Não utilize:


Polidor para limpar a área interna do ar condicionado;

Produto químico;

Água quente.


OBS.: Leia sempre as instruções de limpeza no manual do seu equipamento e se houver alguma recomendação específica do modelo do aparelho, siga-as corretamente. Nunca esqueça de colocar os filtros antes de ligar.


Não deixe de seguir as dicas


Quando o filtro e demais partes estão sujas, o ar-condicionado não funciona tão bem, consumindo mais energia e rendendo menos. Além disso, quando a limpeza não é feita, os filtros passam a liberar sujeira retida no ambiente, causando rinites, sinusites e outros problemas de saúde.


Fique de olho nas datas e mantenha seu ar-condicionado em ótimas condições durante o ano inteiro!



Como realizar a higienização do ar condicionado split