Algumas dicas para você colocar seu ar condicionado em casa

Pensando em colocar um ar condicionado em casa para esse verão? É importante ficar atento a algumas dicas para que seu investimento não acaba indo por água abaixo. Saiba onde colocar e qual aparelho ideal para a sua necessidade.

1 - Conhecer a estrutura do seu ambiente e do seu futuro aparelho é extremamente importante. No caso do ar condicionado split, é preciso pensar fora do seu apartamento ou casa, para onde irá ficar posicionada a parte condensadora. Para quem está construindo uma casa, é possível pensar na tubulação dentro da parede. O ideal é deixar o ar condicionado e a parte condensadora próximos para evitar gastos com tubulação e gastos.

2 - É importante conhecer o tamanho do seu ambiente e adquirir o ar condicionado com a potência correta para o seu espaço. Cômodos menores não necessitam de tanta potência. Fique atento a essas questões para não gastar dinheiro com ar condicionados que não possuem a potência necessária para refrigerar seu espaço.

3 - Evite colocar seu ar condicionado em paredes que pegam muito sol. O calor provindo do sol pode afetar o rendimento do seu ar, já que o aquecimento da superfície faz com que o ar condicionado tenha que fazer mais força para trabalhar e garantir a refrigeração.

4 - Depois de escolher o cômodo, é hora de decidir em qual parede colocar o seu ar condicionado. É necessário ficar atento para algumas situações.

- Para o bem da saúde dos usuários, é importante colocar o ar condicionado de forma que ele não fique diretamente posicionado para as pessoas, por isso se costuma colocar o ar condicionado em cima de camas e sofás;

- Em relação a altura, é bom colocar o ar condicionado sempre no mais alto possível, porém a 15 cm do teto, para facilitar a limpeza. A altura proporciona que o ar frio saia de maneira uniforme;

- Para melhor refrigeração do espaço, é recomendado colocar o ar condicionado no centro de uma das paredes para que o ar se espalhe por todo o ambiente.

5 - A estrutura externa também é importante para o ar condicionado. Os splits, que possuem unidades externas, precisam ser instaladas em paredes uniformes e livres de umidade. Para quem mora em prédio, é preciso atenção redobrada, pois os aparelhos podem fazer muito barulho e isso atrapalhar a convivência com seus vizinhos. Por isso, recomendamos entrar em contato com seu síndico para averiguar a possibilidade da instalação de um ar condicionado.

6 - Saiba como escolher o modelo de ar condicionado ideal para você. O ar condicionado de janela, é recomendado para ambientes menores. O split possui mais modelos, além de mais potência e ser mais econômico. Já o ar condicionado portátil, não é tão potente, porém não precisa ser instalado em um ponto fixo.


O ar condicionado traz muito mais conforto para o seu espaço, seja para resfriar seu ambiente no verão, ou até mesmo para manter uma temperatura mais agradável no inverno. É preciso estudar bem, qual ar condicionado comprar, onde colocar e contratar um profissional qualificado para o serviço.



Algumas dicas para você colocar seu ar condicionado em casa